top of page

Lives de Cinema

de 26 de maio a 23 de junho de 2020

A pandemia do Covid-19 estimulou uma corrente de solidariedade no mercado cinematográfico, com artistas liberando filmes por streaming para serem vistos em casa, ou festivais de pequeno, médio ou grande porte, obrigados a adaptar o evento à realidade. Neste cenário, a complementar qualitativamente a discussão de cinema em tempos de quarentena, os curadores Célio Franceschet e Carlos Gabriel Pegoraro, do Centro Cultural São Paulo, com apoio e produção da Arte in Vitro Filmes, promovem no canal de youtube do CCSP a realização de uma série de LIVES de Cinema. Uma proposta de geração de conteúdo que mistura discussões de cinema, que estão em pauta, à cultura cinematográfica e curadoria em geral.


Uma LIVE semanal durante os meses de maio e junho de 2020, com divulgação anterior do perfil dos participantes nas redes sociais do canal CCSP e da AIV. Variadas personalidades do cinema contemporâneo brasileiro e internacional, a discutir questões atuais e cinefilia em geral.

 

PROGRAMAÇÃO e CONVIDADXS
 

26/5(terça)#Julia Katharine

Julia Katharine é a primeira diretora trans do Brasil a ter um reconhecimento nacional. Tanto pelo seu trabalho como diretora e roteirista, como também pelo seu trabalho como atriz. Nessa LIVE especial, convidamos a diretora a falar sobre cinema, os filmes que a formaram e a sua trajetória como profissional, e principalmente, uma curadoria especial em cima de seus filmes preferidos.

horário: às 17h
no Canal de Youtube do CCSP (link da live gravada aqui


04/6(quinta)#Cine Phenomena

“O horror não está no Horror” - Um conversa entre os curadores de cinema do CCSP e a organização do cineclube Cine Phenomena, que vai destacar os melhores filmes de gênero em tempos de isolamento social. Serão discutidos clássicos, filmes raros e contemporâneos com uma análise sobre a proposta estética que esses filmes trouxeram para cinema. Como se refere a frase “O horror não está no Horror!” vamos validar o gênero como manifestação artística.
 

horário: às 17h

no Canal de Youtube do CCSP (link da live gravada aqui


09/6(terça)#Coletivo Cine Sapatão


Em 2020 o CCSP iniciou uma parceria com o cineclube Cine Sapatão com a proposta de que ocupariam uma vez por mês a sala de cinema para exibição de filmes e debates que discutem questões transversais abordadas passam por direitos das mulheres, trabalho e imigração, drogas, sensualidade, lutas sociais e vivências, história e resistência, corpos gordos, negritude, o fantástico, o mundo das artes.

horário: às 17h

no Canal de Youtube do CCSP (link da live gravada aqui

16/6(terça)#Discutindo o Cinema Mineiro

O cinema mineiro tem ganhado destaque em diversos festivais nacionais e internacionais, e tem se mostrado cada vez mais plural e autoral. Para debater essa produção contemporânea convidamos Marilia Rocha e Luana Melgaço de Belo Horizonte e Afonso Uchoa da cidade de Contagem.

horário: às 17h

no Canal de Youtube do CCSP (link da live gravada aqui


23/6 (terça)#Cinema Maxakali

Convidamos a pesquisadora Andriza Andrade para entrevistar os cineastas Sueli e Isael Maxakali, vencedores da Mostra Olhares, do 23º Festival de Tiradentes, com o filme Yãmĩyhex: as mulheres-espírito. Entre a crescente produçãocinematográfica dos povos indígenas, cabe destacar as notáveis realizações dos cineastas
Tikmũ´ũn/Maxakali, originários dos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri, no nordeste de Minas Gerais. A despeito do processo atroz de invasão de seus territórios e da violência que ainda hoje marca a relação do Estado e da sociedade do entorno, eles mantém sua cultura em fluxo e, na última década, tem organizado inúmeros projetos de cinema e oficinas audiovisuais.

horário: às 17h

no Canal de Youtube do CCSP 

bottom of page